segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Informáticos Verdes de volta à recolha

Foi no passado dia 22 de Janeiro que os Informáticos retomaram a actividade iniciada no ano lectivo anterior – Informáticos Verdes – Amigos do Ambiente. Esta actividade é dinamizada pelo grupo de Informática e tem o apoio da BE José Ferreira Brandão. Nesta 1ª recolha, contámos com o apoio da turma 1º PC, alunos do Curso de Informática de Gestão. Conseguimos recolher 35 Toners e 36 Tinteiros. Contudo, para que a comunidade escolar da ESAR não se esqueça de continuar a contribuir para esta nobre causa da AMI, a turma do 2º PD está a desenvolver cartazes para a divulgar esta actividade.

Se queres dar uma vista de olhos no blog desenvolvido no ano anterior aqui fica o link - http://informaticosverdes.blogspot.com/

Fica aqui o testemunho da 1ª recolha levada a cabo pelos alunos do 1º PC.

Paul Allen


Paul Allen foi a personalidade escolhida para o mês de Janeiro, uma vez que foi uma pessoa muito influente no mundo das novas tecnologias. Apesar de não ser o autor do livro escolhido para este mês – Windows Vista, foi o fundador da Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo, a qual tem produzido todo o software Windows e Office.

Paul Gardner Allen nasceu em Seattle a 21 de Janeiro de 1953, conhecido apenas como Paul Allen, é, em parceria com Bill Gates, o fundador da Microsoft. Ele foi considerado, em 2007, a décima nona pessoa mais rica do mundo, com uma fortuna estimada em dezoito bilhões de dólares.

Ficam aqui algumas imagens da exposição do Livro/ Autor do Mês de Janeiro que se encontra no átrio da entrada BE.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Encontro com Ana Cristina Silva e Miguel Real

No passado dia 12 de Janeiro contámos com a presença de Ana Cristina Silva e Miguel Real. O encontro desenvolveu-se em duas sessões, a primeira com os alunos do ensino básico e a segunda com os alunos do ensino secundário.

Deixamos aqui algumas fotos do evento.



Podem ainda ver os livros que a nossa biblioteca possui dos escritores convidados na exposição existente no átrio da BE.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Cristina Silva e Miguel Real na Alves Redol

Por iniciativa da Biblioteca Escolar José Ferreira Brandão, no dia 12 de Janeiro de 2010, pelas 10:15, iremos ter a presença dos escritores Cristina Silva e Miguel Real, para estabelecerem um diálogo com os alunos desta escola sobre o desenvolvimento de competências de escrita. Clica aqui para veres o Cartaz.











As inscrições decorrem na Biblioteca e terás direito a um certificado de presença.

Queres saber mais sobre os escritores vê o folheto e o SlideShow

Comparece!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Lenda do Bolo Rei

Bolo Rei Típico em Portugal


Galette de Rois (França)


Quando os Reis Magos foram visitar o Menino Jesus, perto da gruta onde estava o menino, os Reis Magos tiveram uma discussão para saber qual deles seria o primeiro a oferecer os presentes.

Um artesão que por ali passava assistiu à conversa e propôs uma solução para o problema, de maneira a ficarem todos satisfeitos. O artesão resolveu fazer um bolo e meter uma fava na massa. Depois de cozido repartiu o bolo em três partes e aquele a quem saísse a fava seria o primeiro a oferecer os presentes ao Menino.


Assim ficou conhecido pelo nome de Bolo-rei e como tinha sido feito para escolher um rei passou a usar-se como doce de Natal. Dizem que a côdea do bolo simboliza o ouro, as frutas simbolizam a mirra e o aroma, o incenso.


Dia de Reis - Tradições




Os Reis Magos fazem parte das Tradições de Natal em quase todos os Países da Europa e são figuras que animam os presépios.
Os Reis vieram do Oriente para conhecer o Menino Jesus. Os nomes dos três Reis são: Gaspar, Baltazar e Belchior. Contam as lendas que eles eram muito ricos e sábios. Eles sabiam que um dia havia de nascer um Menino que seria o Salvador do Mundo e que nesse dia apareceria no céu uma estrela muito brilhante. Quando esse sinal apareceu eles puseram-se a caminho e foram até Belém.

Aí ofereceram ouro, incenso e mirra ao Menino Jesus. O ouro significa riqueza e é o metal mais valioso. O incenso é um perfume que se queima em honra de Deus. A mirra é um creme perfumado que serve para embalsamar os mortos. O dia de Reis comemora-se no dia 6 de Janeiro.

Grupos de pessoas juntam-se e vão pelas portas Cantar os Reis que são canções tradicionais da vida de Jesus e saudações à família e donos das casas. O canto é acompanhado por instrumentos populares como: o reco – reco, os ferrinhos, o bombo, o acordeão e a viola. Depois de cantarem, os donos da casa, convidam os reizeiros para entrar e oferecem – lhes comida e bebida.

O Cantar de Reis começa no dia 5 de Janeiro e vai até ao dia 20. Há ainda outra tradição, as Janeiras, em que se cantam canções em grupos no dia 31 de Dezembro e 1 de Janeiro. Em certas regiões as pessoas oferecem azeite novo para alimentar as candeias da igreja ou capela da sua terra, em homenagem às almas dos familiares que já morreram.

Em Espanha fazem uma grande festa e as crianças recebem os presentes. Em algumas cidades organiza-se o cortejo dos Reis Magos “Cabalgata del Reyes”. Eles desfilam em carros muito bem decorados acompanhados de muitos cavaleiros. No fim do desfile os Reis misturam-se com as crianças para os mimar. Deixam nas janelas bolinhos e copos com vinho ou licor para os Reis. Oferecem “carbão de azúcar” às crianças. Comem o bolo tradicional que é o Roscón. Grupos de pessoas vão cantar pelas casas e pedir o “Aguinaldo” que são doces e dinheiro.



Na Hungria as crianças vestem-se de Reis Magos, transportam presépios nas mãos e vão de porta em porta pedindo moedas.


Na Alemanha as crianças disfarçam-se de Reis Magos e escrevem as iniciais do nome nas portas das casas.




quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Fernando Pessoa: 75 anos de "Mensagem"

No passado dia 1 de Dezembro assinalou-se os 75 anos da publicação da primeira edição de Mensagem de Fernando Pessoa, o único livro de poemas em português que publicou em vida. O autor, Fernando Pessoa, tinha então 46 anos - morreria quase exactamente um ano depois, a 30 de Novembro de 1935.



Para comemorar o 75º aniversário da "Mensagem", foi lançado um fac-símile do dactiloscrito que Pessoa entregou nas oficinas tipográficas da Editorial Império, onde o livro foi impresso. Desde a encadernação em tecido que Pessoa mandou fazer do dactiloscrito até à qualidade do papel, tudo foi minuciosamente reproduzido. Tal como no original, a palavra Mensagem aparece redigida a lápis, na folha de rosto, sob o título Portugal (que Pessoa só abandonou no último momento), escrito à máquina e riscado por cima.

Considerado hoje um dos génios literários do século XX, traduzido e estudado em todo o mundo, Pessoa era, em 1934, quando publicou a "Mensagem", um autor lido por um círculo restrito de entusiastas. Na verdade, já então publicara, em revistas, muitos dos seus principais poemas - quer ortónimos, quer assinados com os nomes de Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos -, mas poucos os terão lido na época. E alguns dos que os leram estranharam que o criador das grandes odes modernistas de Álvaro de Campos se desse a conhecer ao grande público com uma obra que se arriscava a ser lida como estando em sintonia com a retórica do recém-instituído Estado Novo.



segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Conhecer o Patrono da ESAR

Ontem, dia 29 de Novembro, fez 40 anos da morte do nosso Patrono. Para assinalarmos a data, a BE José Ferreira Brandão levou a cabo uma Acção de Esclarecimento sobre Alves Redol, destinada aos novos alunos da nossa escola - os alunos do 7º ano.
Esta actividade contou com o apoio do Eng. António Redol, filho de Alves Redol. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer a sua história e de ver algumas imagens dos sítios por onde Alves Redol passou.
Ficam aqui algumas imagens da actividade.



quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Dia Internacional da Filosofia - “ Asas à Imaginação”

Para comemorar o dia Internacional da Filosofia, os alunos dos cursos Científico-Humanísticos, da nossa escola (10º e 11º), deram asas à imaginação. O objectivo era apresentar trabalhos no âmbito da Filosofia e, verdade seja dita, criatividade não faltou. Desde jogos a diários, houve de tudo um pouco.
Por isso, vem visitar a nossa biblioteca e ver como filosoficamente falando, tudo faz sentido.


quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Comemoração do Armistício de 1918

O Clube de Línguas Estrangeiras da ESAR, em colaboração com a BE/CRE quis comemorar, uma vez mais, o Armistício de 1918, tentando despertar nos alunos um espírito de paz e tolerância. Nos nossos dias, estes valores são fundamentais e devem ser preservados face à recrudescência dos conflitos entre os povos e à marginalização de pessoas, nomeadamente os imigrantes, os sem-abrigo e os mais desfavorecidos da sociedade.

Por isso, organizámos na biblioteca da Escola uma exposição sobre os principais acontecimentos da Guerra de 1914/1918, com a colaboração do Clube de Línguas e da professora de História Graça Seixas, que trabalhou este conteúdo com os seus alunos do 9º ano. Os alunos produziram diferentes textos em Português e ilustraram-nos com imagens da época.

Esta exposição inscreve-se completamente nas linhas de orientação do Projecto Educativo da Escola que insistem na necessidade de promover uma educação para a cidadania no respeito pelas diferenças, tornando os alunos conscientes dos seus direitos e dos seus deveres, bem como da sua intervenção na vida da escola.

Os alunos puderam, também, ver o filme de Christian Caron “Feliz Natal”, que retrata um momento inesquecível de paz e de fraternidade entre os soldados alemães, franceses e britânicos durante a noite de Natal de 1914. Este filme baseia-se numa história verídica que a História esqueceu, mas é rico em ensinamentos e portador de uma mensagem de esperança e fé numa Europa mais fraterna.



COMMÉMORATION DE L’ARMISTICE DE 1918

L’ École Secondaire de Alves Redol – Vila Franca de Xira – a voulu commémorer, une nouvelle fois, l’Armistice de 1918, en cherchant à éveiller chez les apprenants un esprit de paix et de tolérance. De nos jours, ces valeurs sont fondamentales et doivent être préservées face à la recrudescence des conflits entre les peuples et à la marginalisation de certaines catégories de personnes, notamment les immigrants, les SDF et les plus démunis de la société.

Ainsi, à la bibliothèque de l´école, a été organisée une exposition sur les principaux événements de la Guerre de 1914-1918 grâce à la collaboration du Club de Langues et de la professeure d’Histoire, Madame Graça Seixas, qui a travaillé ce contenu avec ses élèves de la 9éme année. Les apprenants ont produit différents textes en Portugais et les ont illustrés avec des images d’époque.

Cette exposition s’inscrit tout à fait dans les lignes d’orientation du projet de l’établissement qui insistent sur le besoin de promouvoir une éducation pour la citoyenneté dans le respect des différences, en rendant les apprenants conscients de leurs droits et de leurs devoirs et en intervenant dans la vie de l´école.

D´autre part, les élèves de Français ont pu visionner le film de Christian Caron «Joyeux Noël» qui retrace un moment inoubliable de paix et de fraternité entre les soldats allemands, français et britanniques durant la nuit de Noël de 1914. Ce film s´inspire d´une histoire véridique que l´Histoire a oubliée, mais est riche d’enseignements et porteur d’un message d’espoir et de croyance dans une Europe plus fraternelle.