sábado, 31 de outubro de 2009

Halloween

O tempo mantém-se quente e o Verão parece que ainda não acabou. Mas já passámos o dia 31 de Outubro e celebrámos o Halloween . Os nossos alunos do 7º e 8º anos assinalaram a época e produziram alguns trabalhos alusivos, expostos nas salas de aula e na entrada da Biblioteca Escolar.



Sabes exactamente o que significa esta tradição? Qual a origem do nome Halloween? Já te questionaste porque é que há bailes de mascarados nesta altura? Porque é que a cor laranja está associado a esta festividade?
Pois é, trata-se de uma tradição de origem céltica. Os celtas estabeleceram-se sobretudo no noroeste da Europa. Daí que esta tradição seja assinalada sobretudo nos países nórdicos. Ma s também deixou algumas raízes no norte da Península Ibérica.
Há várias teorias sobre a origem desta tradição. Os celtas assinalavam o fim do Verão, no dia 31 de Outubro, festejando a época das colheitas. Daí que a cor laranja esteja ligada a esta festividade, pois os frutos e outros produtos agrícolas colhidos no fim do Verão têm esta tonalidade.
Na história desta festividade misturam-se explicações não só pagãs, mas também religiosas. Acreditava-se, em tempos, que neste dia os mortos voltavam à terra, procurando um corpo. De modo a afugenta-los, apagavam-se as lareiras e tornavam-se as casas desconfortáveis para que os espíritos não entrassem e se apoderassem dos vivos. Há quem encontre aqui a explicação para os bailes de mascarados. Já reparaste na temática das máscaras?
E sabes donde vem a tradição da lanterna feita com uma abóbora? Não? Se tiveres curiosidade, vais encontrar a resposta numa simples pesquisa que podes fazer no Clube de Línguas Estrangeiras, no site da ESAR.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Astérix e Obélix festejam o seu cinquentenário aniversário

O Clube de Línguas Estrangeiras da ESAR, em colaboração com a BE/CRE, organizou uma exposição de trabalhos dos alunos para comemorar o cinquentenário aniversário de duas personagens muito emblemáticas da banda desenhada francesa – Astérix e Obélix. Esta exposição realizou-se na biblioteca da escola, a partir do dia 29 de Outubro e os alunos puderam visitá-la durante quinze dias.
Vários professores de Francês e o professor de Educação Tecnológica colaboraram na organização desta actividade, pedindo aos seus alunos para desenhar estas personagens ou construi-las com diferentes materiais, dando liberdade à sua criatividade. O resultado foi surpreendente e deve-se sublinhar a grande participação dos alunos do Ensino Básico (7º, 8º e 9º anos).
Os alunos puderam, também, ver pequenas passagens de filmes, onde Astérix e Obélix participavam em aventuras contra os Romanos.
Foi uma exposição muito apreciada pelos nossos alunos.




LE 50ème ANNIVERSAIRE D’ ASTÉRIX ET D’OBÉLIX

L’École Secondaire de Alves Redol – Vila Franca de Xira – a organisé une exposition de travaux d´élèves pour commémorer le cinquantième anniversaire de deux personnages très emblématiques de la bande dessinée française – Astérix et Obélix. Cette exposition s´est réalisée à la bibliothèque de l´école, à partir du 29 octobre et les apprenants ont pu la visiter pendant quinze jours.
Plusieurs professeurs de Français et d’Éducation Technologique et de Travaux manuels ont collaboré à l’organisation de cette activité, en demandant à leurs élèves de dessiner ces personnages ou de les fabriquer avec différents matériaux, de manière à laisser libre cours à leur créativité. Le résultat a été surprenant et il faut souligner la bonne participation des élèves de l’enseignement de base – 7ème, 8ème et 9ème année.
D´autre part, les apprenants ont pu également visionner quelques extraits de films où Astérix et Obélix participaient dans des aventures contre les Romains.
Les élèves ont beaucoup apprécié cette exposition.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares



Outubro é o MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLRES, uma iniciativa da IASL. Em cada ano há um lema a servir de tema. Este ano é "School Libraries: the big picture" que, em Português, traduzimos: "Bibliotecas escolares: panorama".



Vamos lá a pensar em ideias para o Concurso da Melhor Frase que refira Uma Boa Razão para Usar a Biblioteca Escolar. Este concurso destina-se aos alunos do ensino básico – 3º ciclo. Participa! Entrega a tua Frase na BE até ao dia 31 de Outubro.



A Biblioteca José Ferreira Brandão tem novidades! Aparece!



terça-feira, 29 de setembro de 2009

Dia Europeu das Línguas

Para comemorar o Dia Europeu das Línguas, o CLube de Línguas Estrangeiras da Escola Secundária de Alves Redol organizou uma exposição com trabalhos de alunos, em Inglês e Francês, do 7º ao 11º Anos de escolaridade, que está patente ao público à entrada da Biblioteca/Centro de Recursos, desde o dia 28 de Setembro de 2009.

Esta iniciativa visa chamar a atenção para a importância do multilinguismo e da diversidade cultural. Não devemos esquecer que a União Europeia fixou, em 2002, como objectivo prioritário ensinar duas línguas estrangeiras o mais cedo possível. Por outro lado, com esta pequena exposição pretende-se igualmente incidir sobre o contributo do multilinguismo à competitividade das empresas e à coesão social.

Convidamos, assim, alunos, professores, funcionários e encarregados de educação a visitar a exposição, lendo e apreciando os trabalhos expostos, na certeza que se torna fundamental reforçar as competências linguísticas dos cidadãos, no âmbito escolar mas também ao longo da vida, conforme referido no Projecto Educativo da Escola Secundária de Alves Redol.





Texto em Francês

Pour célébrer la Journée Européenne des Langues, le club de langues étrangères de l'école secondaire d'Alves Redol a organisé une exposition sur le multilinguisme et sur la diversité culturelle, avec des travaux élaborés par les élèves, de la 7ème à la 11ème Année, en anglais et en français.

Cette exposition a pour but de montrer que l'enseignement des langues est une voie privilégiée pour permettre aux citoyens d'accéder aux différents savoirs. Il ne faut pas oublier que l'Union Européenne a fixé, en 2002, un objectif clair: enseigner dès le plus jeune âge deux langues étrangères. Dans ce monde en perpétuelle évolution, il est fondamental de renforcer les compétences linguistiques des citoyens, dans le cadre scolaire, mais aussi tout au long de la vie.

C'est pourquoi nous invitons tous les élèves, professeurs, personnel non enseignant et parents d'élèves à venir visiter cette exposition et à lire et à apprécier les divers travaux des apprenants.

Texto em Inglês

To commemorate the European Day of Languages, the Modern Languages Club of Alves Redol Comprehensive School organized a display of different texts and posters by students of different years which can be seen just outside the school library. This initiative aims to raise awareness of the importance of multilingualism and of cultural diversity. We must bear in mind that, in 2002, the European Union set up a priority in the area of language learning: each young person must learn, from an early age, at least two different foreign languages. On the other hand, with this display, we want to emphasize the importance of foreign languages to social cohesion and competitiveness in the job market.
We do invite all the students, teachers, non-teaching assistants, parents and guardians to visit this display and appreciate the students’ work and its message – being able to speak different languages is an essential life skill.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

Está patente durante esta semana na Biblioteca uma mostra de trabalhos produzidos pelos alunos das turmas 'C', 'F' e 'G', de 10º Ano e 'A' de 11º Ano, no âmbito da disciplina de Filosofia, como mais uma forma de comemorar uma data tão importante para o nosso planeta, como é o caso do Dia Mundial do Ambiente.
Deixamo-vos algumas imagens desses trabalhos.


COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

A propósito do Dia Mundial do Ambiente, que se comemorará no próximo dia 5, o Grupo de Filosofia dedidiu organizar um ciclo de cinema subordinado ao tema do Ambiente, que decorre durante esta semana na Biblioteca.
Os filmes são: Mr. Jones. Drama, Romance. Direccção: Mike Figgis. 1993.
Richard Gere, Lena Olin e Anne Bancroft estrelam esta emocionante história sobre um homem à beira da auto-destruição que é salvo pelo amor. Gere dá um show de interpretação como Mr. Jones, um maníaco depressivo...

O Dia Depois de Amanhã. Ficção Científica. Direcção: Roland Emmerich. 2004.

Uma série de alterações climáticas modificam drasticamente o planeta, fazendo com que milhões partam rumo ao sul. Porém, um cientista decide ir a Nova York, na esperança de que o seu filho ainda esteja vivo. Interpretações de Dennis Quaid, Jake Gyllenhaal e Ian Holm.

Uma Verdade Inconveniente. Documentário. Direcção: Davis Guggenheim. 2006.

"Uma Verdade Inconveniente" oferece uma visão apaixonada e inspiradora da cruzada ardente de um homem para deter o progresso do aquecimento global através da exposição dos mitos e das ideias erradas que o rodeiam. Esse homem é o ex-vice presidente dos Estados Unidos, Al Gore, que a seguir a uma derrota nas eleições de 200, redefiniu o curso da sua vida numa tentativa de ajudar a salvar o planeta de mudanças irrevogáveis.

Se queres assistir a alguma das sessões, consulta na Biblioteca o respectivo horário ou fala com o teu professor de Filosofia.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DE FINAL DE ANO

No âmbito da Área de Projecto, os alunos do 12º Ano, turma 'B', desenvolveram um conjunto de actividades junto da comunidade, nomeadamente, junto de idosos que frequentam o Lar da Misericórdia de Vila Franca de Xira.

Com o final do ano lectivo, decidiram partilhar com todos algumas memórias dos momentos vividos, pelo que deixam aqui expresso um convite a todos, alunos, professores e funcionários, mas também a pais e restante comunidade.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL

A Biblioteca Digital Mundial da UNESCO já está online.A paltaforma digital permite consultar, gratuitamente, manuscritos, imagens, livros, mapas, filmes e gravações de bibliotecas e instituições de todo o mundo.

Convidamos-te a fazer uma visita aqui.

terça-feira, 19 de maio de 2009

TINTIN

Impulsionados pelo autor do mês e respectivo livro, alguns professores decidiram desenvolver algumas actividades com os alunos.

O Professor Carlos Oliveira, de Francês, foi um dos que, entusiasmados com o personagem de Tintin, resolveu deitar mãos à obra, tendo, então, produzido o seguinte texto:

FAISONS CONNAISSANCE AVEC HERGÉ
Pour les amateurs de bandes dessinées, Hergé est un auteur très connu. C'est lui qui a créé le fameux personnage de Tintin devenu un véritable héros.

Mais qui est Hergé? Il s'agit de Georges Prosper Remi (22 mai 1907 - 3 mars 1983). Il est né en Belgique, à Etterbeek. Il s'est inspiré de son frère pour créer le personnage de Tintin. D'ailleurs, la plupart des personnages que l'on retrouve dans ses histoires sont inspirés de personnes qu'il connaissait. Tintin est né en 1923.

Hergé est connu comme le Walt Disney européen, parce qu'il a créé de nombreux personnages: Jo, Zette et Jocko, Quick et Flupke. Ces deux derniers sont deux gamins qui vivent des aventures urbaines.

Le style impeccable d'Hergé et l'utilisation appropriée des couleurs l'ont fait reconnaître internationalement, après la Seconde Guerre Mondiale. Les albums de Tintin et des autres personnages sont traduits dans plus de quarante langues, dans le monde entier. Son style a influencé d'autres auteurs, notamment ceux d'Astérix, Lucky Luke, Blake & Mortimer, etc. Les albums de Tintin sont très intéressants car les scènes sont très bien travaillées, tous les détails sont pris en compte, ce qui nous rapproche de la realité.

Quelques dates importants:
  • 10 janvier 1929: naissance de Tintin et de Milou.
  • 1934 - La maison d' édition Casterman, établie à Tournai (Belgique), devient l' éditeur des aventures de Tintin.
  • 10 mai 1940 - la Belgique est envahie par les troupes allemandes et Hergé publie ses histoires dans le journal "Le Soir", un des journaux autorisés par les nazis.
  • 3 septembre 1944 - La Belgique est libérée et Hergé arrête de publier les aventures de Tintin dans le journal "Le Soir".
  • 1950 - Les albums de Tintin sont très bien acceptés par le public.
  • 1960 - Les aventures de Tintin passent au grand écran. C'est le jeune belge Jean-Pierre Talbot qui représente le rôle de Tintin. Hergé découvre l'art contemporain qui devient une veritable passion pour lui.
  • 29 Septembre 1976 - La statue de bronze de Tintin et Milou est inaugurée à Bruxelles.
  • 1979 - Commémoration des 50 ans de la création de Tintin dans le monde entier.
  • 1982 - Pour fêter les 65 ans d'Hergé, la Société Belge d'Astronomie donne son nom à une planète découverte récemment. La planète Hergé est située entre Mars et Jupiter.
  • 3 mars 1983 - mort d'Hergé.
  • 1987 - La second femme d'Hergé crée la Fondation Hergé.
  • 1988 - Inauguration dans le métro de Bruxelles d'une fresque représentant tous les personnages d'Hergé.
  • 1989 - Inauguration, au Centre national de la bande dessinée et de l'image, à Angoulême, en France, du buste du dessinateur, réalisé par le sculpteurs Tchan-chong-Jen.