segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Conhecer o Patrono da ESAR

Ontem, dia 29 de Novembro, fez 40 anos da morte do nosso Patrono. Para assinalarmos a data, a BE José Ferreira Brandão levou a cabo uma Acção de Esclarecimento sobre Alves Redol, destinada aos novos alunos da nossa escola - os alunos do 7º ano.
Esta actividade contou com o apoio do Eng. António Redol, filho de Alves Redol. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer a sua história e de ver algumas imagens dos sítios por onde Alves Redol passou.
Ficam aqui algumas imagens da actividade.



quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Dia Internacional da Filosofia - “ Asas à Imaginação”

Para comemorar o dia Internacional da Filosofia, os alunos dos cursos Científico-Humanísticos, da nossa escola (10º e 11º), deram asas à imaginação. O objectivo era apresentar trabalhos no âmbito da Filosofia e, verdade seja dita, criatividade não faltou. Desde jogos a diários, houve de tudo um pouco.
Por isso, vem visitar a nossa biblioteca e ver como filosoficamente falando, tudo faz sentido.


quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Comemoração do Armistício de 1918

O Clube de Línguas Estrangeiras da ESAR, em colaboração com a BE/CRE quis comemorar, uma vez mais, o Armistício de 1918, tentando despertar nos alunos um espírito de paz e tolerância. Nos nossos dias, estes valores são fundamentais e devem ser preservados face à recrudescência dos conflitos entre os povos e à marginalização de pessoas, nomeadamente os imigrantes, os sem-abrigo e os mais desfavorecidos da sociedade.

Por isso, organizámos na biblioteca da Escola uma exposição sobre os principais acontecimentos da Guerra de 1914/1918, com a colaboração do Clube de Línguas e da professora de História Graça Seixas, que trabalhou este conteúdo com os seus alunos do 9º ano. Os alunos produziram diferentes textos em Português e ilustraram-nos com imagens da época.

Esta exposição inscreve-se completamente nas linhas de orientação do Projecto Educativo da Escola que insistem na necessidade de promover uma educação para a cidadania no respeito pelas diferenças, tornando os alunos conscientes dos seus direitos e dos seus deveres, bem como da sua intervenção na vida da escola.

Os alunos puderam, também, ver o filme de Christian Caron “Feliz Natal”, que retrata um momento inesquecível de paz e de fraternidade entre os soldados alemães, franceses e britânicos durante a noite de Natal de 1914. Este filme baseia-se numa história verídica que a História esqueceu, mas é rico em ensinamentos e portador de uma mensagem de esperança e fé numa Europa mais fraterna.



COMMÉMORATION DE L’ARMISTICE DE 1918

L’ École Secondaire de Alves Redol – Vila Franca de Xira – a voulu commémorer, une nouvelle fois, l’Armistice de 1918, en cherchant à éveiller chez les apprenants un esprit de paix et de tolérance. De nos jours, ces valeurs sont fondamentales et doivent être préservées face à la recrudescence des conflits entre les peuples et à la marginalisation de certaines catégories de personnes, notamment les immigrants, les SDF et les plus démunis de la société.

Ainsi, à la bibliothèque de l´école, a été organisée une exposition sur les principaux événements de la Guerre de 1914-1918 grâce à la collaboration du Club de Langues et de la professeure d’Histoire, Madame Graça Seixas, qui a travaillé ce contenu avec ses élèves de la 9éme année. Les apprenants ont produit différents textes en Portugais et les ont illustrés avec des images d’époque.

Cette exposition s’inscrit tout à fait dans les lignes d’orientation du projet de l’établissement qui insistent sur le besoin de promouvoir une éducation pour la citoyenneté dans le respect des différences, en rendant les apprenants conscients de leurs droits et de leurs devoirs et en intervenant dans la vie de l´école.

D´autre part, les élèves de Français ont pu visionner le film de Christian Caron «Joyeux Noël» qui retrace un moment inoubliable de paix et de fraternité entre les soldats allemands, français et britanniques durant la nuit de Noël de 1914. Ce film s´inspire d´une histoire véridique que l´Histoire a oubliée, mais est riche d’enseignements et porteur d’un message d’espoir et de croyance dans une Europe plus fraternelle.

sábado, 31 de outubro de 2009

Halloween

O tempo mantém-se quente e o Verão parece que ainda não acabou. Mas já passámos o dia 31 de Outubro e celebrámos o Halloween . Os nossos alunos do 7º e 8º anos assinalaram a época e produziram alguns trabalhos alusivos, expostos nas salas de aula e na entrada da Biblioteca Escolar.



Sabes exactamente o que significa esta tradição? Qual a origem do nome Halloween? Já te questionaste porque é que há bailes de mascarados nesta altura? Porque é que a cor laranja está associado a esta festividade?
Pois é, trata-se de uma tradição de origem céltica. Os celtas estabeleceram-se sobretudo no noroeste da Europa. Daí que esta tradição seja assinalada sobretudo nos países nórdicos. Ma s também deixou algumas raízes no norte da Península Ibérica.
Há várias teorias sobre a origem desta tradição. Os celtas assinalavam o fim do Verão, no dia 31 de Outubro, festejando a época das colheitas. Daí que a cor laranja esteja ligada a esta festividade, pois os frutos e outros produtos agrícolas colhidos no fim do Verão têm esta tonalidade.
Na história desta festividade misturam-se explicações não só pagãs, mas também religiosas. Acreditava-se, em tempos, que neste dia os mortos voltavam à terra, procurando um corpo. De modo a afugenta-los, apagavam-se as lareiras e tornavam-se as casas desconfortáveis para que os espíritos não entrassem e se apoderassem dos vivos. Há quem encontre aqui a explicação para os bailes de mascarados. Já reparaste na temática das máscaras?
E sabes donde vem a tradição da lanterna feita com uma abóbora? Não? Se tiveres curiosidade, vais encontrar a resposta numa simples pesquisa que podes fazer no Clube de Línguas Estrangeiras, no site da ESAR.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Astérix e Obélix festejam o seu cinquentenário aniversário

O Clube de Línguas Estrangeiras da ESAR, em colaboração com a BE/CRE, organizou uma exposição de trabalhos dos alunos para comemorar o cinquentenário aniversário de duas personagens muito emblemáticas da banda desenhada francesa – Astérix e Obélix. Esta exposição realizou-se na biblioteca da escola, a partir do dia 29 de Outubro e os alunos puderam visitá-la durante quinze dias.
Vários professores de Francês e o professor de Educação Tecnológica colaboraram na organização desta actividade, pedindo aos seus alunos para desenhar estas personagens ou construi-las com diferentes materiais, dando liberdade à sua criatividade. O resultado foi surpreendente e deve-se sublinhar a grande participação dos alunos do Ensino Básico (7º, 8º e 9º anos).
Os alunos puderam, também, ver pequenas passagens de filmes, onde Astérix e Obélix participavam em aventuras contra os Romanos.
Foi uma exposição muito apreciada pelos nossos alunos.




LE 50ème ANNIVERSAIRE D’ ASTÉRIX ET D’OBÉLIX

L’École Secondaire de Alves Redol – Vila Franca de Xira – a organisé une exposition de travaux d´élèves pour commémorer le cinquantième anniversaire de deux personnages très emblématiques de la bande dessinée française – Astérix et Obélix. Cette exposition s´est réalisée à la bibliothèque de l´école, à partir du 29 octobre et les apprenants ont pu la visiter pendant quinze jours.
Plusieurs professeurs de Français et d’Éducation Technologique et de Travaux manuels ont collaboré à l’organisation de cette activité, en demandant à leurs élèves de dessiner ces personnages ou de les fabriquer avec différents matériaux, de manière à laisser libre cours à leur créativité. Le résultat a été surprenant et il faut souligner la bonne participation des élèves de l’enseignement de base – 7ème, 8ème et 9ème année.
D´autre part, les apprenants ont pu également visionner quelques extraits de films où Astérix et Obélix participaient dans des aventures contre les Romains.
Les élèves ont beaucoup apprécié cette exposition.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares



Outubro é o MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLRES, uma iniciativa da IASL. Em cada ano há um lema a servir de tema. Este ano é "School Libraries: the big picture" que, em Português, traduzimos: "Bibliotecas escolares: panorama".



Vamos lá a pensar em ideias para o Concurso da Melhor Frase que refira Uma Boa Razão para Usar a Biblioteca Escolar. Este concurso destina-se aos alunos do ensino básico – 3º ciclo. Participa! Entrega a tua Frase na BE até ao dia 31 de Outubro.



A Biblioteca José Ferreira Brandão tem novidades! Aparece!



terça-feira, 29 de setembro de 2009

Dia Europeu das Línguas

Para comemorar o Dia Europeu das Línguas, o CLube de Línguas Estrangeiras da Escola Secundária de Alves Redol organizou uma exposição com trabalhos de alunos, em Inglês e Francês, do 7º ao 11º Anos de escolaridade, que está patente ao público à entrada da Biblioteca/Centro de Recursos, desde o dia 28 de Setembro de 2009.

Esta iniciativa visa chamar a atenção para a importância do multilinguismo e da diversidade cultural. Não devemos esquecer que a União Europeia fixou, em 2002, como objectivo prioritário ensinar duas línguas estrangeiras o mais cedo possível. Por outro lado, com esta pequena exposição pretende-se igualmente incidir sobre o contributo do multilinguismo à competitividade das empresas e à coesão social.

Convidamos, assim, alunos, professores, funcionários e encarregados de educação a visitar a exposição, lendo e apreciando os trabalhos expostos, na certeza que se torna fundamental reforçar as competências linguísticas dos cidadãos, no âmbito escolar mas também ao longo da vida, conforme referido no Projecto Educativo da Escola Secundária de Alves Redol.





Texto em Francês

Pour célébrer la Journée Européenne des Langues, le club de langues étrangères de l'école secondaire d'Alves Redol a organisé une exposition sur le multilinguisme et sur la diversité culturelle, avec des travaux élaborés par les élèves, de la 7ème à la 11ème Année, en anglais et en français.

Cette exposition a pour but de montrer que l'enseignement des langues est une voie privilégiée pour permettre aux citoyens d'accéder aux différents savoirs. Il ne faut pas oublier que l'Union Européenne a fixé, en 2002, un objectif clair: enseigner dès le plus jeune âge deux langues étrangères. Dans ce monde en perpétuelle évolution, il est fondamental de renforcer les compétences linguistiques des citoyens, dans le cadre scolaire, mais aussi tout au long de la vie.

C'est pourquoi nous invitons tous les élèves, professeurs, personnel non enseignant et parents d'élèves à venir visiter cette exposition et à lire et à apprécier les divers travaux des apprenants.

Texto em Inglês

To commemorate the European Day of Languages, the Modern Languages Club of Alves Redol Comprehensive School organized a display of different texts and posters by students of different years which can be seen just outside the school library. This initiative aims to raise awareness of the importance of multilingualism and of cultural diversity. We must bear in mind that, in 2002, the European Union set up a priority in the area of language learning: each young person must learn, from an early age, at least two different foreign languages. On the other hand, with this display, we want to emphasize the importance of foreign languages to social cohesion and competitiveness in the job market.
We do invite all the students, teachers, non-teaching assistants, parents and guardians to visit this display and appreciate the students’ work and its message – being able to speak different languages is an essential life skill.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

Está patente durante esta semana na Biblioteca uma mostra de trabalhos produzidos pelos alunos das turmas 'C', 'F' e 'G', de 10º Ano e 'A' de 11º Ano, no âmbito da disciplina de Filosofia, como mais uma forma de comemorar uma data tão importante para o nosso planeta, como é o caso do Dia Mundial do Ambiente.
Deixamo-vos algumas imagens desses trabalhos.


COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

A propósito do Dia Mundial do Ambiente, que se comemorará no próximo dia 5, o Grupo de Filosofia dedidiu organizar um ciclo de cinema subordinado ao tema do Ambiente, que decorre durante esta semana na Biblioteca.
Os filmes são: Mr. Jones. Drama, Romance. Direccção: Mike Figgis. 1993.
Richard Gere, Lena Olin e Anne Bancroft estrelam esta emocionante história sobre um homem à beira da auto-destruição que é salvo pelo amor. Gere dá um show de interpretação como Mr. Jones, um maníaco depressivo...

O Dia Depois de Amanhã. Ficção Científica. Direcção: Roland Emmerich. 2004.

Uma série de alterações climáticas modificam drasticamente o planeta, fazendo com que milhões partam rumo ao sul. Porém, um cientista decide ir a Nova York, na esperança de que o seu filho ainda esteja vivo. Interpretações de Dennis Quaid, Jake Gyllenhaal e Ian Holm.

Uma Verdade Inconveniente. Documentário. Direcção: Davis Guggenheim. 2006.

"Uma Verdade Inconveniente" oferece uma visão apaixonada e inspiradora da cruzada ardente de um homem para deter o progresso do aquecimento global através da exposição dos mitos e das ideias erradas que o rodeiam. Esse homem é o ex-vice presidente dos Estados Unidos, Al Gore, que a seguir a uma derrota nas eleições de 200, redefiniu o curso da sua vida numa tentativa de ajudar a salvar o planeta de mudanças irrevogáveis.

Se queres assistir a alguma das sessões, consulta na Biblioteca o respectivo horário ou fala com o teu professor de Filosofia.