quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

ÚLTIMA SEMANA DE AULAS - 1º PERÍODO

Os professores do Grupo de Informática, com o apoio dos alunos do 1º e 3º anos do Curso Profissional de Informática de Gestão e do 2º ano do Curso Profissional de Gestão de Equipamentos Informáticos, estão a organizar a IX ESAR LAN PARTY, que vai decorrer nos dias 17 e 18 de Dezembro. As inscrições devem ser feitas no pavilhão de Electricidade/Informática. Podes obter mais informações no site: www.esar-lanparty.pt.vu


Os alunos do Curso Tecnológico de Desporto vão desenvolver um conjunto de actividades na última semana de aulas para as quais gostariam de ter a nossa participação.

Para a divulgação das referidas actividades elaboraram alguns cartazes que, agora, aqui deixamos.



É NATAL ...

No âmbito da disciplina de Inglês, os alunos do 3º PB, visitaram os diferentes países de expressão Inglesa, tendo produzido um video sobre os enfeites de Natal em zonas privilegiadas das respectivas cidades.
Através do seu trabalho, querem estes colegas expressar o seu desejo de Feliz Natal a toda a comunidade educativa.

Manoel de Oliveira

Manoel de Oliveira é um Realizador Português, conhecido internacionalmente pela qualidade dos seus filmes. Premiado diversas vezes, continua a trabalhar e a fazer o que melhor sabe e gosta. Este facto seria natural, não fosse já a sua avançada idade.

Hoje, dia 11 de Dezembro, completa 100 anos. Está, pois, duplamente de parabéns, pelo seu aniversário e pela vida que tem vivido e lhe tem permitido produzir obras de tão grande qualidade.

Associamo-nos ao seu aniversário e deixamos contigo um pequeno filme editado pela Casa de Serralves, a propósito da exposição que está patente naquele espaço cultural e que te convidamos a visitar numa possível ida ao Porto.


domingo, 7 de dezembro de 2008

GUSTI

Há já alguns anos que a Escola vem apoiando, através da organização internacional PLAN, crianças necessitadas por esse mundo fora. Para angariação das quantias necessárias, todos os anos decorre no dia 10 de Dezembro, data da Comemoração da Declaração Universal dos Direitos do Homem, um peditório.

Na próxima semana, dias 10 e 11, vamos voltar a fazer o peditório, sendo que a verba se destina a apoiar o Gusti, uma criança indonésia.

No âmbito do Clube de Línguas, foi elaborado por alguns alunos do ensino básico o cartaz promotor da actividade, que agora aqui deixamos.

You are wanted
Help Gusti

He is a smart boy sponsored by Alves Redol School in Vila Franca de Xira

Your help is important for Gusti

Give your donation on
10th and 11th December

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Aniversariante do Mês

Vamos retomar a actividade do Aniversariante do Mês. Agora, para além dos cartazes, utilizaremos também o Blogue para partilhar contigo o vulto da humanidade, nacional ou estrangeiro, que nasceu em cada um dos meses do ano lectivo.
Estamos em Dezembro e, em colaboração com alunos de Física e Química, eis o Senhor:
ISAAC NEWTON
A História das Ciências deve muito a Isaac Newton tendo em conta que, até ao século XIX, nenhum outro cientista tivera contribuído de forma tão gratificante para o desenvolvimento das ideias nas áreas da Física e da Matemática. Este cientista nasceu na noite de Natal de 1642 (de acordo com o calendário juliano), em Woolsthorpe, nas proximidades da cidade de Grantham, em Lincolnshire, Inglaterra. De ascendência judia, Newton era filho de Hannah Ayscough Newton e de Isaac Newton. Seu pai falecera algumas semanas antes do seu nascimento e sua mãe administrava a propriedade rural da família que, para os padrões da época, era financeiramente estável. A família usufruía de um bom rendimento anual.
Isaac Newton não estabeleceu laços afectivos com os seus irmãos, nem tão pouco com os avós que o criaram, tendo tido uma infância triste e solitária. A sua personalidade revelava uma grande timidez, tinha um olhar distante e um temperamento difícil. Não obstante a sua família ter negócios relacionados a exploração agrícola, Newton nunca demonstrou qualquer interesse nem talento para os trabalhos agrícolas. Porém, passava horas a construir brinquedos de madeira e a observar relógios solares construídos por si.

A formação escolar de Newton teve início com a frequência de algumas escolas diurnas nas proximidades de Skillington e Stoke e quando tinha 12 anos foi estudar para a cidade de Grantham, na King´s School. Embora a escola fosse próxima de sua casa, ele ficou a morar na cidade, num quarto alugado por um farmacêutico, o senhor Clark. A vida amorosa de Isaac Newton estará limitada a um romance com uma das enteadas do farmacêutico Clark.

O jovem Newton dedicava muito tempo ao estudo do latim. Também se interessava pelo estudo do grego e da Bíblia. Era considerado um aluno mediano. Porém, terá ocorrido um episódio que marcou a sua vida escolar. A caminho da escola, um colega agrediu-o dando-lhe um pontapé no estômago. Embora Newton fosse um rapaz franzino, reagiu com determinação surrando o seu colega agressor até que este último lhe pediu que parasse. Newton ainda o humilhou ao esfregar o seu rosto na parede. Após este acontecimento, o futuro cientista, sentiu-se muito mais confiante, tendo mesmo tomado uma decisão de ser o melhor aluno da sua classe e ser o melhor em tudo o que se propusesse fazer.

À medida que progredia nos estudos, foi aperfeiçoando a construção dos seus objectos de madeira. Encheu a casa do senhor Clark com relógios de sol, construí moinhos de evento. Também fazia objectos para os seus colegas, mas o seu relacionamento com eles era cada vez menos gratificante. Newton tinha um raciocínio muito rápido e uma inteligência acima da média o que não facilitava nada o seu relacionamento com os demais.

Aos 17 anos foi chamado pela sua mãe para trabalhar nas suas propriedades. A tentativa foi um fracasso e Newton voltou para os seus estudos em Grantham a pedido do irmão de sua mãe, o reverendo William Ayscough, de Cambridge e o director Stokes, da escola de Grantham. Em 1660 Newton regressa a Granham e em 5 de Junho de 1661 apresentou-se no Trinity College, em Cambridge. Apesar, de possuir rendimentos pessoais, a sua mãe enviava-lhe apenas 2% da renda familiar e Isaac Newton tinha que servir as refeições aos professores e esvaziar os urinóis aos seus colegas abastados de modo a ter dinheiro para os seus estudos. A sua condição de estudante pobre contribui ainda mais para o seu isolamento na universidade.

Para além do currículo oficial da formação que recebia na universidade ser baseado no pensamento aristotélico, Newton realizou muitas leituras sobre Filosofia Mecânica, lia obras de História, de fonética e obras sobre propostas para uma língua filosófica universal. Também se interessou durante toda a sua vida pela cronologia e profecias bíblicas. Leu, minuciosamente as obras de Decartes e fez várias anotações criticando a óptica (ramo da Física que estuda os fenómenos luminosos). Estudou os movimentos planetários de Kepler (conhecidas Leis de Kepler). De facto, a grande “paixão” de Newton foi a Filosofia Mecânica. No conhecido notebook de Newton ele anotava as suas “Quaestiones quaedam philosophicase”, cujo conteúdo foi e continua a ser fonte de estudos para vários historiadores e filósofos da ciência. Essas anotações revelam um constante questionamento, assim como algumas propostas de investigação com descrição de experiências. Muitos dos desenvolvimentos posteriores de Newton, tanto para a Física como para a Matemática, tiveram a sua origem nessas mesmas anotações.

Devido à sua mente aguçada, obstinação pelo trabalho e as suas experiências alquimistas no âmbito da refinação do ouro e da prata, Newton teve um papel muito importante na cunhagem das moedas tendo sido nomeado director da Casa da Moeda, em 1699. Newton tornou-se um homem muito poderoso.

A grande questão que preocupava alguns dos filósofos no início da década de 1680, motivou Newton a visitar Edmond Halley, em Agosto de 1684. A intenção desta visita estava relacionada com a lei da atracção gravitacional. A resposta enviada por Halley revolucionou a Mecânica celeste. Newton trabalhou obstinadamente neste assunto e, em 1687 publica os Principia (Princípios Matemáticos da Filosofia Natural), a obra que seria um marco na História da Ciência.
A obra de Newton os Principia.

Em 1704 publica a sua obra Opticks, onde apresentou a sua teoria das cores. O texto desta obra teve um grande impacto na época, pois estava escrito numa linguagem mais acessível que Os Principia.

Durante o período de 1688 a 1690, a universidade de Cambridge e o Trinity College atravessaram uma crise financeira, não pagando os salários. Newton, no final do verão de 1693, sofreu um colapso nervoso devido aos seus problemas financeiros e pessoais. Depois de recuperado, volta a desenvolver os seus estudos sobre o movimento dos corpos celestes, mais precisamente sobre a teoria do movimento lunar, um dos problemas mais difíceis abordados nos Principia.

Newton não consegue resolver o problema a contento, dedicando-se, a partir daí e até final da sua vida, à teologia e à invenção de alguns instrumentos, enquanto desempenhava funções administrativas. Não obstante, ele era um homem admirado e famosos, nunca tendo sido deixado de ser consultado por matemáticos e filósofos naturais, voltando, por vezes aos temas que o tornaram respeitado.

Dado que o ano 2009 é o ano Internacional da Astronomia não podemos deixar de mencionar um dos instrumentos mais importantes desenvolvidos por Isaac Newton – o telescópio newtoniano o qual, diferentemente do telescópio que utiliza apenas lentes de aumento para aproximar as imagens, usa um espelho esférico ou parabólico para captar a luz. A imagem reflectida pelo espelho é captada por uma lente objectiva, que é responsável pelo foco. Newton, ao construir esse telescópio, resolveu o problema da aberração cromática que ocorria com os telescópios até então.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Fotografia do Mês

O curso profissional de fotografia vai iniciar a partir do segundo período a actividade da fotografia do mês que será incluída no nosso blogue.
Em Dezembro, a título de exemplo, seleccionamos nós uma foto que é também uma lição para todos os portugueses na medida em que aquilo que nem sempre valoramos, outros o fazem. Se não, consultem aqui o sítio que elege 3 bibliotecas portuguesas entre as mais belas do planeta.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Prémio Literário "Alves Redol"


A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira instituiu o Prémio Literário "Alves Redol", prestando, desta forma, homenagem à memória do grande romancista Vila-Franquense, que serve de patrono à nossa Escola.
Actividade dirigida à criatividade literária nos géneros de conto e romance, vimos divulgar este concurso, deixando convosco o Regulamento.
O prazo de entrega dos originais termina no dia 30 de Março de 2009, pelo que teremos ainda muito tempo para trabalhar e desenvolver a nossa capacidade de escrita e a nossa imaginação.
Em caso de qualquer dúvida. podem sempre contar com a colaboração de qualquer elemento da equipa da Biblioteca.

sábado, 22 de novembro de 2008

THANKSGIVING

Na cultura norte-americana a quarta quinta-feira do mês de Novembro corresponde a uma das datas mais importantes na história dos Estados Unidos e Canadá. Trata-se do feriado do Thanksgiving no qual se celebra o agradecimento pelas primeiras colheitas depois da chegada dos colonos europeus ao continente americano. Desde então que as famílias se reunem e comem o célebre perú, dando a partir daí à época festiva do Natal.
Este ano, o Thanksgiving comemora-se a 27 de Novembro e a Biblioteca associa-se ao Clube de Línguas para celebrar esta data através da exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos do ensino básico e pela disponibilização do puzzle que se segue sobre o vocabulário específico da época. Assim, convidamos-te a leres com atenção a proposta que te fazemos, registando de seguida as respostas no teu caderno. Depois, contacta o teu professor de Inglês e confere as soluções.
Thanksgiving Word Pieces Puzzle
In the USA, Thanksgiving Day is celebrated on the fourth Thursday in November. In Canada, Thanksgiving Day is celebrated on the second Monday in October.
The first Thanksgiving in the USA was a feast in 1621 shared by the Pilgrims (who had recently settled Plymouth Colony in what is now Massachusetts) and the Wampanoag Indians, who shared their corn, squash and wild turkeys. This first feast was not repeated until over a decade later. Thanksgiving was declared a national holiday in 1863 by President Abraham Lincoln.

Make Thanksgiving words from the word segments:

Dia Internaciona da Filosofia

Desde o passado dia 17 de Novembro está a decorrer na nossa Biblioteca uma exposição de trabalhos produzidos por alunos de 10º e 11º Anos no âmbito da disciplina de Filosofia.

Trata-se de uma exposição comemorativa do Dia Internacional da Filosofia, que se comemora a 15 de Novembro. A este propósito, o aluno Mauro Batista do 10º D escreveu: "O Dia Mundial da Filosofia celebra-se todos os anos na terceira semana do mês de Novembro. Este dia foi criado na sequência da conjunção dos esforços desenvolvidos pela UNESCO para dar à Filosofia o lugar que esta merece. Este dia tem como grande objectivo um exercício colectivo de pensamento livre, racional e informado sobre os grandes desafios do nosso tempo e, por isso, pretende dar a palavra à sociedade civil, aos filósofos, aos historiadores, aos educadores, aos investigadores. Ou seja, concluímos que com este dia se pretende a promoção de um amplo debate, aberto à dinâmica das ideias.

O que é a Filosofia? A Filosofia é uma escola de liberdade. O ensino da Filosofia é a aprendizagem do filosofar e destina-se a colocar a exigência filosófica no centro do projecto das sociedades do conhecimento.

Curiosidade: a palavra FILOSOFIA tem a sua origem em duas palavras gregas: philos (que ama) e sophia (sabedoria)"

Para além de cartazes, podes encontrar pintura, escultura, jogos, separadores... mas não dizemos mais. Visita-nos e vais ver que a imaginação e a arte dos teus colegas é muita. Em caso de qualquer dúvida, consulta um Professor desta disciplina.

Declaração Universal dos Direitos do Homem

É já no dia 10 de Dezembro próximo que se comemoram os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Trata-se de uma data que não podemos, nem devemos esquecer, ainda que seja só um dia que teremos , no entanto, de multiplicar por 365 - os dias do ano, se quisermos contribuir para um mundo mais harmonioso e menos cruel.

Para que não te esqueças de tudo o que de mal acontece por esse mundo fora, convidamos-te a ver o próximo video.

Agora que viste o video, lê com atenção o que nos diz Paulo Freire, um pedagogo brasileiro que nos convida a embarcar nas voltas da solidariedade: NINGUÉM LIBERTA NINGUÉM, NINGUÉM SE LIBERTA SOZINHO, AS PESSOAS SE LIBERTAM EM COMUNHÃO.

Agora junta-te aos teus amigos e/ou colegas de turma e redige um texto sobre o que estes dois documentos te sugerem e entrega-os na Biblioteca até ao dia 8 de Dezembro.

A nossa forma de comemorar esse dia vai ser através da publicação e divulgação dos textos que todos os alunos escreverem.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

O Sermão de Santo António aos Peixes e o Barroco

No âmbito da disciplina de Português de 11º Ano, a Professora das turmas A e B tem vindo a desenvolver com os seus alunos trabalho sobre o texto do Padre António Vieira, "Sermão de Santo António aos Peixes".

Como forma de contextualizar este texto na época, foi desenvolvido um power-point contendo imagens ilustrativas do período barroco sobre a arquitectura, pintura, arte sacra, mobiliário e vestuário.



Esta actividade será complementada durante o 2º Período com uma visita de estudo ao Porto Barroco, onde serão visitados os seguintes monumentos: Sé Catedral, Casa do Cónego Domingos Barbosa, Igreja de S. Francisco e IIgreja e Torre dos Clérigos, sendo que te convidamos desde já, a produzir um documento em power-point sobre a viagem, que alojaremos neste blogue, pelo que poderás contar com o apoio técnico da Biblioteca.

Desta forma, toda a comunidade escolar vai poder usufruir do trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina de Português,podendo, assim, também conhecer o período barroco, afinal tão rico, entre nós, em obras de arte.

Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo

Há momentos em que ser Português nos deixa cheios de orgulho.

Conhecer os nossos feitos e a nossa herança linguística e cultural por esse mundo fora será a forma de homenagearmos a presença portuguesa nos sítios mais longínquos ao longo dos séculos.

A propósito do concurso "Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo", lançado na Torre de Belém, no passado dia 10 de Novembro, vimos convidar-te a descobrir os monumentos a concurso, em número de 22.

Logo a seguir a Espanha, classificada como o país com mais património classificado, com 24 monumentos, Portugal espalhou a sua cultura como um "vector de diálogo e de orgulho dos portugueses", como referido pela organização do concurso.

O que te vimos propôr é que aqui descubras todos esses monumentos, escolhas um, o trabalhes e depois partilhes connosco a sua história. Não te esqueças de pedir ajuda aos teus professores, nomeadamente, os de História, Português e/ou Educação Visual.

Esperamos que esta tarefa seja desenvolvida com tanta paixão quanto aquela que os portugueses colocaram na edificação de património de tamanha qualidade e valor cultural.

Para além do texto, podes produzir documentos audio, video ou power-point, para o que contarás com o apoio da Biblioteca.

Os melhores trabalhos, isto é, aqueles que melhor conseguirem descrever a viagem dos Portugueses pelo mundo serão posteriormente divulgados neste blogue, sendo que serão atribuídos prémios aos três melhores.

Participa e incita os teus colegas a participar!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Catálogo Online

O catálogo da nossa Biblioteca já se encontra online.
Para o poderes consultar basta ires à página web da Escola, clicar no menu BE/CRE e na opção Catálogo online.
Assim, mesmo de casa podes saber se o livro ou o video que precisas existe na Biblioteca.

Aguardamos a tua visita, os teus comentários e a tua participação.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

A Reforma para dois elementos da Equipa da Biblioteca

Amanhã dia 7 a Escola Secundária Alves Redol vai prestar uma homenagem a alguns professores e funcionários que se aposentaram no ano lectivo passado. Entre eles, estão duas colegas que fizeram parte da equipa da Biblioteca durante seis anos e que a ajudaram a crescer e a ser o que é hoje.
A Biblioteca José Ferreira Brandão alia-se, por isso, à homengem que todos amanhã lhes vão dedicar, deixando-lhes então esta pequena poesia de autor anónimo:
Os professores multiplicam o infinito
Os professores multiplicam o infinito;
são mitos
que buscam o além
do Tempo.
Mostre-me um professor
e ali está o pensamento.(...)
Os professores desnudam o luar,a terra e o ar.
Caçam estrelas
sem saber...
apenas pelo sabor de ensinar
e aprender.

Video do Youtube

A opção pelo uso do video do Youtube sobre a Biblioteca do Futuro prende-se com o facto de o ambiente informativo ser suficientemente activo e dinâmico para motivar e estimular os alunos na utilização do Blogue da Biblioteca, principalmente agora que estamos numa fase de lançamento e divulgação.
Por outro lado, a integração educativa deste recurso promove a capacidade comunicativa dos alunos e a reflexão crítica, a utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação, a difusão de material produzido à escala mundial, a redução das distâncias, o auxílio no crescimento cultural e constitui-se como um desafio para que o professor / bibliotecário deixe de ser o centro de informação e do saber para se transformar num mediador.
Sendo um serviço de partilha de videos, o Youtube, para além de ser gratuito, permite aos utilizadores fazer o download de videos, verificando-se alguma preocupação no controlo da qualidade dos mesmos. Uma outra vantagem relaciona-se com os tags que permitem a categorização dos videos que abordam a mesma temática, sendo ainda possível fazer comentários, pesquisar por conteúdos com o auxílio de palavras-chave, bem como a criação e gestão de canais e profiles.

Biblioteca do Futuro

O sonho é um exercício humano que tem conduzido à mudança.
Querer mudar é, pois, um acto natural.
A Biblioteca, em termos de conceito, organização e espaço, constitui-se como um recurso em mudança face não só aos avanços tecnológicos, mas também à alteração de atitudes provocada pela globalisação das sociedades culturais, económicas e políticas.
A biblioteca virtual apresentada no video está um pouco mais à frente, pelo menos relativamente às bibliotecas escolares portuguesas, e espelha uma realidade que poderemos ver materializada dentro de algum tempo, se todos quisermos, se todos ajudarmos e se alguns permitirem.
Esta busca pelo original condicionou a minha selecção deste video, cujo conteúdo será estimulante para continuar o meu contributo pelo novo e pelo diferente.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Comemoração da Assinatura do Armistício

No dia 11 de Novembro de 2008, o Clube de Línguas Estrangeiras, em colaboração com a Biblioteca, assinala a comemoração do fim da 1ª Guerra Mundial, com a assinatura do Armistício. Durante a manhã e tarde desse dia, decorrerá no Anfiteatro da Escola um ciclo de cinema alusivo à data. Haverá também exposição de trabalhos de alunos, bem como de cópias de documentos da época.
O Mundo sempre foi palco de imensas guerras, mas o primeiro grande conflito à escala mundial ocorre entre 1914-1918.
Foi uma guerra provocada por grandes rivalidades económicas e nacionalismos por parte das grandes potências.
Foi uma guerra que, apesar de ter uma causa próxima e de se pensar ser um conflito regional e de curta duração, tomou proporções mundiais. Os soldados despediram-se das suas famílias em Agosto de 1914 pensando que ainda iriam passar o Natal a casa.
Porém, com a política de alianças, o conflito arrastou-se durante quatro anos, tornando-se assim uma guerra longa e terrivelmente perigosa e mortífera – cerca de nove milhões de mortos, segundo alguns autores – estendendo-se a várias regiões do Mundo. Termina em 1918, pois a situação na Alemanha era insustentável: surgem revoltas e motins populares contra a guerra e os soldados e marinheiros alemães recusam-se a combater.
A Alemanha vê-se, assim, obrigada a apresentar a rendição.
No dia 11 de Novembro é assinado o Armistício em Rethondes, França, e são estabelecidas as condições que permitem assinar o Tratado de Paz.
Este é assinado em Junho de 1919, na Sala dos Espelhos do Palácio de Versailles, em França, recebendo por isso o seu nome.

Para melhor acompanhares a efeméride, verifica os teus conhecimentos acerca da 1ª Guerra Mundial:

Regista no caderno as opções (A ou B) verdadeiras, comparando-as depois com as soluções dadas:

1. O ARMISTÍCIO foi assinado em:
A. 1928
B. 1918

2. O ARMISTÍCIO significa:
A. Suspensão dos conflitos bélicos
B. Paz armada

3.A 1ªGuerra Mundial decorreu entre:
A. 1910/1920
B. 1914/1918

4.Chama-se Guerra de Posições à:
A. Guerra de Trincheiras
B. Guerra Relâmpago

5.As duas alianças militares que entraram em confronto foram:
A. Potencias aliadas e Impérios
B. Tríplice Aliança e Tríplice Entente

6.O facto que despoletou a 1ª Grande Guerra foi:
A. O ataque à Armada Francesa
B. O assassinato do herdeiro do Imp.Austro-húngaro

7. Portugal participa ao lado dos:
A. Aliados
B. Potencias Centrais

8. O império Russo:
A. Sai da 1ª GM em 1917
B. Assina o Armistício em1918

9. O Armistício é assinado entre:
A. Portugal e Alemanha
B. França e Alemanha

10. O Tratado de Versalhes estipula as condições impostas em 1919 à:
A. Alemanha
B. Império Austro-Húngaro

11. As consequências da 1ª GM foram:
A. Milhões de mortos e feridos
B. Só houve perdas materiais

12. A Europa no Pós-Guerra:
A. Manteve a sua hegemonia económica
B. Foi ultrapassada pela economia dos EUA


Confronta, agora, as tuas respostas com as soluções propostas:

1B; 2A; 3B; 4A; 5B; 6B; 7A; 8A; 9B; 10A; 11A; 12B

Parabéns! Esperamos ter melhorado os teus conhecimentos sobre a 1ª Guerra Mundial.

domingo, 26 de outubro de 2008

Potencialidades do blogue na educação

As regras de comunicação mudaram. A inversão do processo é impossível, logo não nos resta outra solução senão a de apanharmos o comboio que nos permita marcar presença na comunicação Web … a Web 2.0 que, a par da tecnologia traz consigo uma nova atitude de abertura, transparência e rigor.
Se há quem ainda continue a pensar que consegue controlar o fluir da informação e do conhecimento, está completamente errado, sendo que todos nós somos potenciais “fazedores” da ciência e do saber. Não é mais possível controlar mensagens solitárias e unidireccionais.
As escolas, em geral, e as bibliotecas, em particular, têm de se posicionar na linha da frente se quisermos contribuir para que os nossos alunos não percam o tal comboio.
É certo que o uso de ferramentas da Web 2.0 no domínio das bibliotecas obriga a um estilo mais flexível, mais elástico, mais transparente mas também mais trabalhoso. Mas é, igualmente certo que uma biblioteca que se assuma como um centro de recursos para a aprendizagem e investigação se tem de constituir como protagonista na difusão de recursos educativos abertos com a inclusão de open courseware nos seus serviços e na promoção do acesso livre à literatura científica com a a criação ou adesão a repositórios digitais temáticos ou institucionais.
Neste contexto os blogues são, pois, uma excelente ferramenta de comunicação e troca de conhecimentos, quer enquanto recurso:
- em contexto organizacional,
- como meio de comunicação institucional,
- como ferramenta de comunicação das bibliotecas e serviços de informação e documentação,
- na gestão de projectos Web,
- como ferramenta colaborativa no domínio das bibliotecas e ciências da informação,
- espaço de acesso e disponibilização de informação,
quer enquanto estratégia pedagógica:
- como espaço de intercâmbio e colaboração,
- como espaço de debate e/ou role-play,
- como espaço de integração.
Enquanto recurso pedagógico as vantagens dos blogues para as bibliotecas residem, desde logo, na sua dimensão assíncrona, que possibilita aos seus autores e utilizadores uma grande facilidade de comunicação, abrindo oportunidades para o envolvimento e colaboração de diferentes membros da comunidade, próximas ou longínquas, do que resulta também a abertura a novas hipóteses de partilha com outras bibliotecas e/ou diferentes instituições, constituindo-se, então, como um espaço de encontro, de convívio e de socialização.
Por outro lado, a possibilidade dos alunos acederem a temáticas muito diferentes que se constituam como relevantes para as suas aprendizagens e interesses é outra vantagem, bem como o consequente desenvolvimento da transdisciplinaridade que esses conteúdos determinam.
A disponibilização de diferentes conteúdos e recursos provoca também um incentivo a uma prática de consulta de mensagens muito diferenciadas.
Qualquer destas facilidades obriga, no entanto, o responsável do blogue da biblioteca a uma prática de rigor muito grande sobre os conteúdos e links disponibilizados.
Como estratégia pedagógica, o blogue da biblioteca promove o “desenvolvimento de competências associadas à pesquisa e selecção de informação, à produção do texto escrito, ao domínio de diversos serviços e ferramentas da Web”, como refere Gomes, Maria João in “Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica”. Promove, ainda, o desenvolvimento do trabalho em equipa na medida em que os alunos são impulsionados a participar em conjunto na produção de novos conhecimentos através da expressão das suas expectativas, ideias e experiências, possibilitando, por outro lado, a integração de alunos com maiores dificuldades de integração, quer ao nível da sala de aula, quer ao nível social.
Sobre as últimas questões que nos foram colocadas para reflexão, direi que os blogues são mais uma ferramenta útil para o desenvolvimento da missão das bibliotecas e que, pelo menos para mim, começa a estar disponível. Contudo, e para retornar ao início da minha reflexão, direi de novo que será necessário, de todos, uma nova atitude.