terça-feira, 21 de abril de 2009

DIA MUNDIAL DO LIVRO

23 de Abril: uma data simbólica para a literatura mundial, uma vez que neste dia e no mesmo ano de 1616 morreram Cervantes, Shakespeare e Inca Garcilaso de la Vega. É, também, a data do nascimento ou da morte de outros autores importantes, como Maurice Druon, K.Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla and Manuel Mejía Vallejo. Não admira, pois, que a UNESCO tenha escolhido esta data para referenciar o livro e os autores, encoranjando cada um e, em especial, os jovens para descobrir o prazer da leitura e ganhar um sempre renovado respeito pela contribuição dos que têm promovido o progresso social e cultural da humanidade.

A ideia desta celebração teve origem na Catalunha, onde a 23 de Abril, data da comemoração do Dia de São Jorge, se dá uma rosa a quem comprar um livro.

É muito difícil definir a data exacta que marcou o início da tradição popular de oferecer rosas no dia de São Jorge. Deve ser muito antiga, já que, desde o século XV há referências constantes sobre a celebração da Feira das Rosas no dia de São Jorge, sendo que esta mesma antiguidade traz a tentação de buscar uma relação entre uma tradição popular e o simbolismo do amor cortês que a rosa representa.

Em 1926 a Espanha instaurou o dia 23 de Abril como Dia do Livro pois esta data coincide com a morte de Cervantes, imitando a Inglaterra que já o celebrava no mesmo dia a morte de Shakespeare.

Considerando que o livro foi e ainda é o instrumento mais potente na difusão dos conhecimentos e que todas as iniciativas para promover a sua difusão são um factor de enriquecimento cultural, a Conferência geral da UNESCO, reunida em Paris, em 15 de Novembro de 1995, decidiu que uma das formas mais eficazes de promover o gosto pela leitura e pelo livro seria organizar todos os anos "O dia do livro", instituindo como data adoptada a nível internacional o dia 23 de Abril como sendo o "Dia mundial do livro e dos direitos de autor".

Fonte de Informação: Site oficial da UNESCO

Sem comentários: