Autor de banda desenhada, ilustrador e publicitário, Georges Prosper Remi, conhecido por Hergé, nasce a 22 de Maio de 1907 em Bruxelas.
Concluídos os seus estudos, fica empregado no jornal Le Vingtième Siècle, com um cargo no serviço de assinaturas.
Prefigurando a personagem do Tintin, cria em 1926 a personagem Totor.
De regresso a Bruxelas, depois de ter servido o exército belga, Hergé é nomeado redactor-chefe do Petit Vingtième, o suplemento semanal para jovens do Le XXe Siècle, sendo o primeiro número publicado no dia 1 de Novembro de 1929. No dia 10 de Janeiro, "nascem" as personagens de Tintim e Milú, no Petit XXe.
Desde então não pararam mais as aventuras de Tintin e só a II Guerra Mundial impediu Hergé de continuar a deliciar todos com as histórias daquela personagem já tão popular.
À medida que os albuns iam sendo produzidos, novas personagens eram criadas. Ficaram, igualmente famosos, entre outros, o Capitão Haddock ou os polícias Dupond e Dupont.
Sobre Hergé e Tintim muito tem sido escrito, pelo que deixamos aqui alguns testemunhos:
"No fundo, o meu único rival internacional é Tintim! Nós somos os pequenos que não nos deixamos apanhar pelos grandes." Charles de Gaulle - Estadista
"Hergé influênciou a minha obra tal como Disney. Para mim, Hergé foi mais do que um desenhista de HQ. Ele tinha uma forte dimensão política e satírica." Andy Warhol - Artista Pop
"Hergé é um dos génios do século XX. Poeta e contador, ele é o criador de uma obra universal. Então, quando se fala da Banda desenhada como uma Arte menor, o meu sangue dá uma volta." Haroun Tazieff - Cientista.
Sem comentários:
Enviar um comentário