Os Reis Magos fazem parte das Tradições de Natal em quase todos os Países da Europa e são figuras que animam os presépios.
Os Reis vieram do Oriente para conhecer o Menino Jesus. Os nomes dos três Reis são: Gaspar, Baltazar e Belchior. Contam as lendas que eles eram muito ricos e sábios. Eles sabiam que um dia havia de nascer um Menino que seria o Salvador do Mundo e que nesse dia apareceria no céu uma estrela muito brilhante. Quando esse sinal apareceu eles puseram-se a caminho e foram até Belém.
Aí ofereceram ouro, incenso e mirra ao Menino Jesus. O ouro significa riqueza e é o metal mais valioso. O incenso é um perfume que se queima em honra de Deus. A mirra é um creme perfumado que serve para embalsamar os mortos. O dia de Reis comemora-se no dia 6 de Janeiro.
Grupos de pessoas juntam-se e vão pelas portas Cantar os Reis que são canções tradicionais da vida de Jesus e saudações à família e donos das casas. O canto é acompanhado por instrumentos populares como: o reco – reco, os ferrinhos, o bombo, o acordeão e a viola. Depois de cantarem, os donos da casa, convidam os reizeiros para entrar e oferecem – lhes comida e bebida.
O Cantar de Reis começa no dia 5 de Janeiro e vai até ao dia 20. Há ainda outra tradição, as Janeiras, em que se cantam canções em grupos no dia 31 de Dezembro e 1 de Janeiro. Em certas regiões as pessoas oferecem azeite novo para alimentar as candeias da igreja ou capela da sua terra, em homenagem às almas dos familiares que já morreram.
Em Espanha fazem uma grande festa e as crianças recebem os presentes. Em algumas cidades organiza-se o cortejo dos Reis Magos “Cabalgata del Reyes”. Eles desfilam em carros muito bem decorados acompanhados de muitos cavaleiros. No fim do desfile os Reis misturam-se com as crianças para os mimar. Deixam nas janelas bolinhos e copos com vinho ou licor para os Reis. Oferecem “carbão de azúcar” às crianças. Comem o bolo tradicional que é o Roscón. Grupos de pessoas vão cantar pelas casas e pedir o “Aguinaldo” que são doces e dinheiro.
Na Hungria as crianças vestem-se de Reis Magos, transportam presépios nas mãos e vão de porta em porta pedindo moedas.
Na Alemanha as crianças disfarçam-se de Reis Magos e escrevem as iniciais do nome nas portas das casas.
3 comentários:
Quais são as tradições na europa dos reis magos
Quais são as tradições dos reis magos em Itália?
Na Itália a festa é chamada de "Befana". Befana seria uma velha bruxa boa que dava presentes às crianças. No Natal, principalmente em Itália, dá-se uma maior valorização ao idoso. Essa tradição é seguida até hoje na Itália: ninguém recebe os presentes no dia 25 de Dezembro mas, sim, no dia 6 de Janeiro.
Esta festa tornou-se uma grande celebração, por exemplo na igreja ortodoxa, tanto católica quanto russa. A Festa de Reis é celebrada com mais solenidade inclusive que o Natal. Na Espanha, a data é chamada de Festa de Reis. Em quase toda a Europa é feriado no Dia de Reis.
Tanto é verdade, que em determinados países você ganha presentes no dia 6 de Janeiro. Existem determinados presépios espalhados pela Europa nos quais os Magos são colocados apenas no dia 6 de Janeiro, representando a real chegada à manjedoura. E o menino Jesus, ao invés de estar deitado, é trocado por uma imagem de menino maior, e que está sentado no colo da mãe.
Em alguns países europeus, as grandes compras são depois do dia 1 de Janeiro, porque os presentes são dados apenas no dia 6.
Além das comemorações descritas acima, é no dia 6 de Janeiro que as decorações natalícias são desfeitas. Os enfeites são tirados das árvores, das portas, os presépios desmontados. Tudo é embalado cuidadosamente pelas famílias à espera do próximo Natal.
Enviar um comentário