O Dia dos Namorados ou o Dia de São Valentim, como é designado noutros países, é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais, sendo muito comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho. Em Portugal também acontecia o mesmo até há poucos anos, mas actualmente é mais comum a data ser celebrada a 14 de Fevereiro.
A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum já tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado. O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, acreditando que os solteiros eram melhores combatentes. Não concordando com esta imposição, o padre Valentim continuou a celebrar casamentos, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitas jovens davam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de partir, Valentim escreveu-lhe uma mensagem, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data da sua morte - 14 de Fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimónio) e de Pan (mitologia) (deus da natureza).
Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adoptada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de Fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.
Se quiseres escrever um postal de S. Valentim, deixamos-te aqui uma lista curiosa:
Biblioteca escolar integrada na Escola Secundária de Alves Redol, em Vila Franca de Xira. Recebeu o nome do professor que mais a dinamizou, tendo sido integrada na RBE em 2002. Porém, por se tratar de uma biblioteca com alguma décadas de existência, possui no seu espólio cerca de 9000 documentos catalogados - catálogo acessível a pesquisa no local e online. Com a lezira como paisagem, constitui-se como um agradável e confortável espaço de aprendizagem.
Autora do Mês - Rosa Lobato de Faria [Lisboa, 1932 - Lisboa, 2010]
Poetisa, romancista, argumentista, cronista e actriz de teatro, cinema e televisão, sendo igualmente autora de letras de canções e fados.Começou a escrever poesia aos seis anos de idade. Letras de sua autoria foram premiadas, por quatro vezes, em festivais da canção. Tem, ainda, duas representações no Festival OTI e no Festival das Sociedades de Autores de Salónica. Obteve também um prémio da «Grande Marcha Popular de Lisboa».
Sem comentários:
Enviar um comentário