sábado, 28 de fevereiro de 2009

CINEMA E LEITURA, MIGUEL VAZQUEZ FREIRA

Ontem, dia 27 de Fevereiro, realizou-se a primeira das três oficinas de formação previstas no âmbito da actividade "Agendas da Literacia".

Esteve connosco o Professor Miguel Vazquez Freire de Santiago de Compostela, que partilhou com os professores presentes (da Escola e de outras instituições) a sua experiência relativamente à utilização da imagem e do cinema como complemento à leitura.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

ENCONTRO INTERCONCELHIO DE BE

No passado dia 25 de Fevereiro realizou-se o II Encontro Interconcelhio de Bibliotecas Escolares, tendo a Escola Secundária Alves Redol sido a eleita para acolher tal encontro. Recebemos cerca de 80 elementos de bibliotecas escolares de concelhos limítrofes, convidados da DRELVT, representantes da RBE e SeguraNet e Câmra Municipal de Vila Franca de Xira.

Da parte da manhã foram apresentadas e partilhadas experiências vividas pelas bibliotecas do Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro e Escola Secundária Jacome Ratton de Tomar.

Depois do almoço servido na nossa cantina e com a qualidade a que já nos habituámos, e que constitui também uma referência para a nossa Escola, o colega Carlos Pinheiro da Escola EB 2/3 Padre Agostinho Neto conduziu-nos por uma viagem pela WEB 2.0. Terminámos com o colega Carlos Borges da SeguraNet que nos alertou, mais uma vez, para os perigos da Internet, mas também para os caminhos que teremos de percorrer para os controlar.
Seguiu-se um debate muito vivo e interactivo, consequência do interessse e pertinência das temáticas abordadas, tendo todos os participantes manifestado terem dado por bem empregue aquela Quarta-feira de Cinzas.
Para saberem mais, nomeadamente conteúdos das diferentes intervenções, basta ir por aqui.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

LER É DESCOBRIR

“Ler é descobrir” é o nome do projecto de promoção da leitura, da nossa escola, inserido no Plano Nacional de Leitura. Para o concretizar é fundamental a tua colaboração. Por isso, convidamos-te a descobrir livros e autores, histórias e personagens através dos trabalhos realizados pelos alunos do 7º, 8º e 9º anos, nas aulas de Língua Portuguesa.

Estes trabalhos estão expostos em diversos locais da escola como a Biblioteca José Ferreira Brandão, a cantina, o bar, o salão de alunos e os corredores e apresentam as mais variadas formas, desde a banda desenhada e a ilustração de uma história até ao resumo, a crítica, a biografia do autor, entre outras.

Esperemos que estes trabalhos te abram o apetite para novas leituras, pelo que deixamos aqui algumas imagens dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

CHARLES DARWIN . 200 ANOS

Com os agradecimentos ao colega Carlos Pinheiro da Biblioteca / Centro de Recursos da Escola EB 2/3 Padre Alberto Neto.

Fonte: http://www.slideshare.net/ladonordeste/charles-darwin-1044346

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

CARNAVAL DO FUNCHAL

Para terminar o nosso roteiro pelos maiores carnavais, não podíamos deixar de passar pelo nosso País onde, habitualmente, esta época do ano é muito festejada.

Sem deixar de fazer uma referência ao Carnaval Trapalhão de cidades como Torres Vedras, Ovar, Sines, Loulé e tantos outras, vamos hoje dedicar a nossa atenção ao Carnaval do Funchal.

O Carnaval do Funchal espelha as características culturais do povo madeirense. Com uma tradição que remonta ao século passado, nestas festas participam vários grupos de figurantes que enchem as principais ruas da capital madeirense de música e alegria.

Este Carnaval tem dois cortejos: o alegórico e o trapalhão. O primeiro é mais sofisticado e necessita de um projecto criativo por parte dos grupos e figurantes. O segundo, mais descontraído e imprevisível, conta com a participação espontânea de todo o público, mantendo o seu cariz profundamente popular.

Terça-feira é o dia de descer à rua e milhares de foliões de todas as idades apresentam disfarces que surpreendem pela criatividade.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

ENCONTRO INTERCONCELHIO

É já no dia 25 de Fevereiro que se vai realizar na nossa Escola o ENCONTRO INTERCONCELHIO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES. Para mais pormenores clica aqui.
Vamos receber cerca de cem professores / bibliotecários e funcionários das equipas dos concelhos limítrofes para, em conjunto, analisarmos as diferentes valências das BE e os desafios e dificuldades que se nos colocam na conjuntura actual.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

CARNAVAL NO RIO DE JANEIRO

Continuando o nosso périplo pelos carnavais mais famosos, eis-nos chegados àquele que é considerada a maior festa popular do Mundo: o Carnaval do Rio de Janeiro. Misto de alegria e magia, mas também de cor e movimento é vivido por milhões de pessoas, que se deslocam propositadamente até ao Brasil.

O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como a Itália e França, o carnaval ocorria em forma de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados no carnaval brasileiro, embora sejam de origem europeia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas fantasiavam-se, decoravam os seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba actuais.

No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam então os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

DIA DOS NAMORADOS

Em colaboração com o Clube de Línguas, a Biblioteca José Ferreira Brandão vem mais uma vez associar-se à publicitação de trabalhos produzidos pelos nossos alunos em sala de aula.

No âmbito das disciplinas de Inglês e Francês, as turmas "A" e "E" do 10 º Ano, desenvolveram trabalho na área de vocabulário específico relacionado com a comemoração do Dia dos Namorados, tendo produzido alguns textos.

Enquanto os alunos de Inglês resolveram escrever poemas de amor, os alunos de Francês optaram por escrever cartas aos seus amados.


Estes textos encontram-se expostos na vitrina junto à entrada da Biblioteca, pelo que convidamos todos a visitá-la, tanto mais que a qualidade dos textos revela qualidade e criatividade.
FELIZ DIA DOS NAMORADOS!


OFICINAS DE FORMAÇÃO

No cumprimento do Plano Anual de Actividades, a Biblioteca José Ferreira Brandão, Escola Secundária de Alves Redol, com o apoio da Coordenação Interconcelhia da RBE, vai dar início ao Ciclo "Promoção da Leitura e das Literacias".

Trata-se de um conjunto de três oficinas de formação dirigidas a docentes, da Escola e/ou outras escolas, bibliotecários e outros profissionais interessados.

A primeira, subordinada ao tema "Agendas da Literacia. Imagem & Práticas", irá realizar-se no próximo dia 27 de Fevereiro, 14H30-17H30, no Anfiteatro da Escola, sendo dinamizada pelo Professor Miguel Vázquez Freire. As inscrições decorrerão até ao dia 26 de Fevereiro e poderão ser feitas através do mail: biblioteca@esar.edu.pt. O limite de inscrições é 20 participantes.

A segunda oficina, "Agendas da Literacia. Pensamento Crítico", dinamizado pela Professora Ana Fernandes, realizar-se-á em Abril, dia 28, entre as 16H00-18H30. A terceira sessão, "Agendas da Literacia. Literacia da Informação & Segurança na Web", terá lugar a 29 de Maio.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

DIA DE S. VALENTIM

Na semana dos namorados, lembremos dois autores sempre actuais, um de expressão francesa e outro de expressão inglesa, que tão bem souberem expressar o amor, afinal a nossa razão de existência.

SHALL I COMPARE THEE TO A SUMMER'S DAY?

Shall I compare thee to a summer's day?
Thou art more lovely and more temperate:
Rough winds do shake the darling buds of May,
And summer's lease hath all too short a date:
Sometime too hot the eye of heaven shines,
And often is his gold complexion dimm'd;
And every fair from fair sometime declines,
By chance or nature's changing course untrimm'd;
But thy eternal summer shall not fade,
Nor lose possession of that fair thou owest;
Nor shall Death brag thou wander'st in his shade,
When in eternal lines to time thou grow'st:
So long as men can breathe, or eyes can see,
So long lives this, and this gives life to thee.

SHAKESPEARE, SONNETS, 1609


QUE SERAIS-JE SANS TOI

Que serais-je sans qui vins a ma rencontre
Que serais-je sans toi qu'un coeur au bois dormant
Que cette heure arrêtée au cadran de la montre
Que serais-je sans toi que ce balbutiement

J'ai tout appris de toi sur les choses humaines
Et j'ai vus désormais le monde à ton façon
J'ai tout appris de toi comme on boit aux fontaines
Comme on lit dans le ciel les étoiles lointaines
Comme au passant qui chante on reprende sa chanson
J'ai tout appris de toi jusqu'au sens du frisson

Que serais-je sans qui vins a ma rencontre
Que serais-je sans toi qu'un coeur au bois dormant
Que cette heure arrêtée au cadran de la montre
Que serais-je sans toi que ce balbutiement

J'ai tout appris de toi ce qui me concerne
Qu'il fait jour à midi qu'un ciel peut être bleu
Que le bonheur n'est pas un quinquet de taverne
Tu m'as pris par la main dans cet enfer moderne
Óu l'homme ne sait plus que c'est qu'être deux
Tu m'as pris par la main comme un amant heureux

Que serais-je sans qui vins a ma rencontre
Que serais-je sans toi qu'un coeur au bois dormant
Que cette heure arrêtée au cadran de la montre
Que serais-je sans toi que ce balbutiement

Qui parle de bonheur a souvent les yeux tristes
N'est ce pas un sanglotde la déconvenue
Une corde brisée aux doigts du guitariste
Et pourtant je vous dis que le bonheur existe
Ailleurs que dans le rêve ailleurs que dans les nues
Terre terre voici ses rades inconnues

Que serais-je sans qui vins a ma rencontre
Que serais-je sans toi qu'un coeur au bois dormant
Que cette heure arrêtée au cadran de la montre
Que serais-je sans toi que ce balbutiement

ARAGON, LE ROMAN INACHEVÉ, novembre 1956